11 de fev. de 2012

Vírus - acelulares


Os vírus são seres diminutos, visíveis apenas ao microscópio eletrônico, constituídos apenas por duas classes de substâncias químicas: 
·                    Ácido nucléico (que pode ser DNA ou RNA) 
·                    Proteína.        
        São seres acelulares (que não possuem estrutura celular) e precisam de células que os hospedem. Por isso, todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
        O
vírus invade uma célula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular, podendo levar à morte das células afetadas.  Os vírus causam doenças em plantas e animais (incluindo o homem).
        Fora da célula hospedeira, os
vírus não manifestam nenhuma atividade vital e se houver alguma célula compatível à sua disposição, um único vírus é capaz de originar, em cerca de 20 minutos, centenas de novos vírus.
        Até o momento, poucas drogas se mostraram eficazes em destruir os
vírus sem causar sérios efeitos colaterais. A melhor maneira de combater as doenças virais é através de vacinas.
Os vírus são seres tão pequenos - algumas dezenas de vezes menores que as minúsculas bactérias - que não são visíveis ao microscópio comum, mas apenas ao microscópio eletrônico.

        São seres muito especiais, pois não são formados por células. Só conseguem se reproduzir dentro de células de um organismo vivo seja ele

1.      Animal,

2.      Vegetal

3.      Bactéria.

              Ao se reproduzirem, utiliza-se de várias substâncias que encontram no interior da célula hospedeira.
São todos parasitas.  Fora de uma célula viva, o vírus não tem nenhuma atividade.
São inertes e podem até cristalizarem-se, como os minerais.
Eles não têm organização celular.
Eles se reproduzem no interior de uma célula viva e sofrem mutações.

            Já houve muita discussão a respeito - os vírus são seres vivos ou não? Embora as maiorias dos cientistas considerem os vírus como seres vivos, estes não são enquadrados em nenhum dos cinco grandes reinos. O organismo de um vírus é constituído basicamente de uma cápsula de proteínas, que contém em seu interior o material genético ou reprodutor. O vírus bacteriófago infecta bactérias. Para se reproduzir, o bacteriófago fixa-se na superfície da bactéria hospedeira através da cauda, perfura a membrana celular e injeta todo o material genético.
 Em outros casos, como o que ocorre com o vírus da gripe, ele penetram inteiros no interior da célula hospedeira, onde se reproduzem. Em poucas horas, a célula hospedeira começa a liberar novos vírus, já formados. Neste caso, os vírus não arrebentam as células hospedeiras, mas muitas dessas células podem morrer devido à infecção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário