12 de fev. de 2012

Engenharia Bacteriana


O genoma bacteriano consiste no conjunto total de genes transportados pelas bactérias quer em seu cromossomo ou em seus elementos genéticos  extra cromossômicos, quando presentes. O cromossomo bacteriano difere do cromossomo humano em vários aspectos. O cromos somo de uma bactéria típica como a Escherichia Cali consiste em uma única molécula de DNA circular, de filamento duplo, contendo aproximadamente 5 milhões de pares de bases (ou 5.0 quilobase pares [kb]) medindo aproximadamente 1,3 m (isto é, cerca de 1.0 vezes o diâmetro da célula).
 Os menores cromos somos bacterianos (encontrados nos micoplasmas) possuem cerca de um quarto desse tamanho. Em comparação, os seres humanos apresentam duas cópias de 23 cromossomos, que representam 2,9 X 109 pares de bases com 990 m de comprimento. Baseia-se na reprodução de bactérias capazes de realizar determinadas atividades ou produzir moléculas como hormônios, enzimas e antibióticos.




Assim, foram obtidas bactérias marinhas capazes de degradas petróleo derramando nos mares. Já outras bactérias conseguem produzir álcool etílico, usado como combustível.
O gene humano responsável pela produção de insulina foi introduzido em bactérias, que passaram a produzir esse hormônio, usado no tratamento dos diabéticos.
A mesma técnica produzir bactérias que sintetizam somatotrofina (hormônio de crescimento), vacina contra hepatite B e ativador do plasminogênio (dissolvente de coágulos sangüíneos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário