11 de fev. de 2012

Homeostasia


O termo Homeostasia é usado pelos os fisiologistas para definir a manutenção de condições quase constantes no meio interno. Todos os órgãos e tecidos do corpo humano realizam funções para manter essas condições constantes. Por exemplo, os pulmões provem oxigênio ao fluido extracelular para repor o oxigênio utilizado pelas células.
O corpo possui órgãos efetuadores que através de ações contráteis e secretoras manifestam as reações necessárias para os ajustes. Essas reações correspondem às respostas reflexas locais e às reações globais que envolvem todo o organismo. A integração dessas ações homeostáticas depende do Sistema Nervoso Central, do Sistema Endócrino e do Sistema Imune. Todos os seres vivos possuem limites de resistência contra as variações do meio ambiente externo e interno.
A maioria dos sistemas de controle do organismo age por feedbacks positivos e negativos, neste ultimo em geral se algum fator se torna excessivo ou deficiente, um sistema de controle inicia um feedback negativo, que consiste numa serie de alterações que recuperam o valor médio do fator, mantendo assim a homeostasia; já o positivo é importante para condições que não ocorram com frequencia e que não requeiram um continuo ajuste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário