12 de fev. de 2012

GENÉTICA TRANSGÊNESE.


Toda vez que extraímos DNA de um organismo e o introduzimos em um outro, com o objetivo de conseguirmos nos aproveitar dos benefícios de um eventual resultado positivo, seja este de ordem técnico-econômico ou científico, estamos fazendo transgênese.
Um exemplo de transgênese para fins econômicos é a “injeção”,em uma planta, de um gene extraído de uma bactéria responsável pela produção de uma enzima que é capaz de inibir o desenvolvimento de um determinado tipo de organismo que normalmente produz danos na cultura da planta.


Em 1983 foi feita a primeira planta transgênica, com a incorporação de um DNA de bactéria. Já em 1992 foi obtido um tomate transgênico, com deterioração retardada que passou a ser comercializado em 1994 nos Estados Unidos abrindo caminho para a soja resistente a herbicida, o milho transgênico, a batata e centenas de outras possibilidades nunca antes nunca imaginadas.A transgênese é uma biotecnologia aplicável em animais e vegetais que consiste em adicionar um gene, de origem animal ou vegetal, ao genoma que se deseja modificar.
A transgênese significa a incorporação artificial de genes exógenos no genoma de organismos por meio da engenharia genética. Ou seja, a introdução de uma característica desejada em um organismo, sendo o gene a seqüência ordenada de nucleotídeos localizada em uma região particular de um cromossomo que codifica um produto funcional (RNA ou proteína)o qual oferece a característica de interesse.
 Então, a transgênese possibilita o desenvolvimento de novas formas de vida. A transgênese artificial pode ser realizada entre vários organismos. Isto explica o processo da obtenção de insulina por bactérias, por exemplo.
Formas:
Os organismos que recebem os genes estranhos são chamados de transgênico ou Organismo Geneticamente Modificado (OGM).Existem duas formas Básicas:

·         Vetor Patogênico (em geral bactérias): Em vez de injetar o gene que causa doença, o organismo injeta um gene útil (foi assim que a soja transgênica foi produzida).

·         Biobalística: O gene é micro bombardeado com um canhão. O gene é como um fio que pode ser quimicamente enrolado em uma micro partícula de ouro ou de tungstênio que,através da compressão de gás hélio é metralhada para dentro da célula, que incorpora o novo gene.



Entendendo Melhor
Os transgênicos são um tipo particular de Organismos Geneticamente Modificados, em que o método de melhoramento é a transgênese.O processo de transgênese consiste na inserção do gene modificado numa célula da espécie que se quer melhorar geneticamente. Depois, multiplicam-se as células geneticamente manipuladas e faz-se crescer o organismo em laboratório. A fase final consiste no cruzamento do novo organismo com outros da mesma espécie. Com a descoberta da estrutura do DNA, a molécula básica da hereditariedade, e subseqüentes avanços científicos, foram possíveis desenvolver a tecnologia do DNA recombinante.
Através dela é possível a transferência de genes entre espécies, obtendo-se organismos geneticamente modificados (OGMs), também denominados transgênicos. A transgênese é assim uma nova e poderosa ferramenta à disposição dos geneticistas para melhor servir à sociedade.As possibilidades de melhoramento genético com a transgênese são enormes e altamente promissoras.
 Na atualidade, as principais plantas transgênicas comercializadas, soja resistente a herbicida, milho resistente a insetos e herbicida, algodão resistente a insetos e canola resistente a herbicida, estão comprovando os significativos benefícios para o meio ambiente com correspondente redução de custos para o produtor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário