23 de fev. de 2012

Osmose Jones






O filme é uma viagem pelo corpo humano e aborda assuntos como a importância da higiene para a saúde e o funcionamento do sistema imunológico com suas células de defesa. A animação é super divertida e atrativa, além de tratar de conceitos biológicos de forma lúdica. Abaixo segue o resumo do filme:

Sinopse

Frank Pepperidge não vive da maneira mais saudável possível. Come porcarias direto do chão, não liga para dietas e nem faz exercícios. Em um desses descuidos, deixa entrar em seu corpo Thrax, um vírus letal. Frank nem suspeita que dentro de seu corpo existe uma verdadeira cidade governada pelo cérebro, invadida por bactérias fora-da-lei e patrulhadas por células brancas. Uma dessas células é Osmose Jones. Ao sentir os primeiros sintomas causados por Thrax, Frank toma a pílula Drix, que é designado para trabalhar com Osmose. 




E como todo recurso a ser explorado, devemos analisá-lo de maneira crítica. Apesar de utilizar muito bem várias metáforas, o filme peca algumas vezes. Como quando o vírus entra no organismo e lança jatos de fogo por onde passa, aumentando a temperatura corporal. Como todos sabem, a febre é uma reação a infecção do vírus, e não propriamente uma ação do vírus. Assim o filme deve ser acompanhado de explicações do professor para que nenhuma informação seja equivocada.
Ainda assim, penso que este filme pode esclarecer muitos conceitos aos alunos e deve ser passado após a explicação de matérias como vírus e sistema imunológico.


2 comentários:

Postar um comentário