11 de fev. de 2012

Adaptaçãodos seres vivos


Em termos genéricos, adaptação se entende como a capacidade dos seres vivos a acostumar-se às condições do meio ambiente.
Se pode distinguir adaptação Genotípica e adaptação Fenotípica. A primeira se baseia na evolução e abrange um processo de conformação às condições do meio da população (conjunto de tipo de indivíduos) mediante transformações hereditárias e de seleção natural. A adaptação fenotípica é um processo que se desenvolve no indivíduo durante sua vida como resposta a ação de distintos fatores do meio externo. Este tipo de adaptação tem sido objeto de inúmeras investigações no ser vivo seja no campo prático como no campo científico.
O conceito "adaptação" é um denominador comum a todas as ciências onde é utilizado nas distintas áreas (fisiologia, kineologia, bioquímica, biomecânica e psicologia).
Para se definir adaptação é preciso ter em conta o que se entende como processo (durante a qual o organismo vivo se adapta a fatores dos meios interno e externo) e como resultado (o resultado do processo da adaptação).
O conceito de "adaptação" está intimamente vinculado ao de "STRESS" o qual é considerado como um estado de tensão geral do organismo que aparece sob a ação de um excitante muito forte (situações extremas). Os hormônios da cotex suprarenal estimulam mecanismos de adaptação na qual o organismo logra adaptar-se a ação excitante. As reações possíveis são de dois tipos:
1) Se o excitante é demasiado forte (Intensidade) ou se atua durante longo período (Duração), se produz uma fase final de stress-síndrome-esgotamento.
2) Se o excitante não ultrapassa as reservas de adaptação do organismo, se produz a mobilização e a distribuição dos recursos energéticos e estruturais do organismo e se ativam os processos de adaptação específica, etc.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE ADAPTAÇÃO
Defesa:
Camuflagem ou mimetismo (répteis);
Produção de veneno (serpentes, aracnídeos).

Alimentação:
Formato do bico (arara, beija-flor, colhereiro);
Formato e disposição dos dentes (herbívoros / girafa, carnívoros / leão);
Formato da língua (tamanduá).

Reprodução:
Desenvolvimento incompleto com estágio larval (anfíbios / girino)
Desenvolvimento exclusivamente dentro de ovo (ovíparos / aves);
Desenvolvimento parcialmente dentro de ovo e no interior do organismo materno (ovovivíparos / peixes);
Desenvolvimento exclusivamente no interior do organismo materno (mamíferos placentários / homem);

Ambiente:
Terrestre e arbóreo (aparelho locomotor quadrúpede e bípede, a cauda dos primatas);
Aquático (nadadeira de cauda das lontras);
Aéreo (asas do morcego).


Nenhum comentário:

Postar um comentário