30 de mai. de 2012

SISTEMA TEGUMENTAR

 
O tegumento comum constitui o manto contínuo que envolve todo o organismo, protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente. Esse invólucro somente é interrompido ao nível dos orifícios naturais (narinas, boca, olhos, orelha, ânus, vagina e pênis) onde se prolonga pela respectiva mucosa.
Sob o ponto de vista anatômico o tegumento comum é formado por dois planos, o mais superficial denominado cútis ou pele e o mais profundo tela subcutânea.
Dependentes da cútis encontramos uma série de estruturas chamadas anexos cutâneos, que são os pelos, as unhas e as glândulas (sebáceas, sudoríferas, ceruminosas, vestibulares nasais, axilares, circumanais e mamas).
 
Funções da pele (resumo):
  1. Regulação da temperatura corporal, pelo fluxo sanguíneo e pelo suor.
  2. Proteção, barreira física, infecções, desidratação e radiação UV.
  3. Sensibilidade, através de terminações nervosas receptoras de tato, pressão, calor e dor.
  4. Excreção, de água e sais minerais, componentes da transpiração.
  5. Imunidade, células epidérmicas são importantes para a imunidade.
  6. Síntese de vitamina D, em função à exposição aos raios UV.
  7. Absorção de substâncias, principalmente gordurosa, como hormônios, vitaminas e medicamentos.
 
Cútis ou pele, é constituída por duas membranas que se justapõem e aderem intimamente e que são a epiderme (por fora) e a derme ou cório (por dentro).
 
Epiderme, delgada túnica superficial derivada do ectoderma embrionário, formada por várias camadas de células achatadas (epitélio pavimentoso estratificado). A camada mais periférica da epiderme é constituída por células mais resistentes, queratinizadas, as quais se acham em constante descamação, sendo substituídas pelas subjacentes, do que decorre constante renovação.
A epiderme é mais espessa ao nível da palma e da planta e mais delgada nas pálpebras, prepúcio, pequenos lábios vaginais e escroto.
A melanina é o principal pigmento epidérmico, controlado pelo hormônio melanócito-estimulante (MSH) da adenohipófise (lobo anterior).
 
Derme ou cório, do latim corium = couro, significando a membrana espessa que resulta após ter sido curtida a pele de certos animais e que subpõe-se à epiderme. Constituída de tecido conjuntivo (mesodérmico) denso. Na palma e planta a derme é percorrida por cristas e sulcos, utilizáveis para identificação individual (papiloscopia ou dactiloscopia). É na derme que encontramos a raiz  dos pelos e a maioria das glândulas anexas a ainda é aqui que termina pelo menos uma das extremidades das fibras musculares dos músculos cutâneos da cabeça, pescoço, palma, dartos escrotal e grandes lábios, músculo aréolo-papilar da mama e eretores dos pelos.
 
Tela subcutânea ou tecido celular subcutâneo (TCSC), encontrada profundamente à  derme, formado por tecido conjuntivo frouxo (areolar) e gordura (panículo adiposo). Permite o deslizamento da pele sobre os planos subjacentes, oferece proteção (amortecedor) e constitui-se em verdadeiro sistema de armazenamento de gordura (energia). Em alguns locais o TCSC é exíguo ou inexistente, como nas pálpebras, pavilhão da orelha, prepúcio, escroto, e pequenos lábios vaginais.
 
Couro cabeludo, é um tipo especial de cútis que recobre a calvária caracterizado por duas lâminas densas (cório externamente e pericrânio internamente, aderido ao periósteo). Entre essas duas lâminas ocorre um tecido frouxo, não gorduroso que é o tecido subaponevrótico.
 
Pelos, filamentos flexíveis formados por células queratinizadas que se implantam na derme. Dividido numa parte externa (haste) e numa raiz.
A raiz está contida no folículo piloso, no fundo do qual encontramos uma dilatação chamada bulbo do pelo. Como anexos do pelo temos as glândulas sebáceas e os músculos eretores dos pelos.
Distribuição dos pelos, chamados lanugem ao nascimento, são substituídos pelos vilos. Denominações especiais por região:
  1. Cabelos, couro cabeludo.
  2. Supercílios, órbitas.
  3. Cílios, nas pálpebras.
  4. Vibrissas, vestíbulo nasal.
  5. Tragos, meato acústico externo.
  6. Bigode, lábio superior.
  7. Barba, face.
  8. Hircos, axilas.
  9. Pubes, região pubiana, monte púbico.
Não há pelos na palma, na planta e no dorso das falanges distais.
Os cabelos crescem meio mm por dia.
 
Unhas, lâminas queratinizadas que recobrem parcialmente o dorso das falanges distais de mãos e pés, com a função precípua de protegê-las. Duas faces (superficial e profunda) e quatro bordas (laterais, proximal e distal). A face profunda assenta sobre o cório que a esse nível se chama leito ungueal. A face superficial é convexa. A borda proximal constitui a raiz da unha.
 
Glândulas sebáceas, vistas com o pelo, situadas junto ao folículo piloso aonde se abre por curto e largo ducto. A contração do músculo eretor ajuda a expelir o conteúdo gorduroso. Não existem em pele glabra. Nas pálpebras encontramos dois tipos de glândulas sebáceas modificadas: as glândulas társicas e as glândulas ciliares sebáceas. Na aréola mamária também encontramos outra modificação dessas estruturas que são as glândulas areolares.
 
Glândulas sudoríferas, constituídas por um fino e longo tubo que no início se enovela, chamado corpo da glândula, profundamente situado no cório, chegando mesmo a ultrapassa-lo atingindo o TCSC. Secretam o suor através do poro sudorífero.
 
Glândulas ceruminosas, situadas no meato acústico externo, secretam o cerúmen.
 
Glândulas vestibulares nasais, localizadas no vestíbulo nasal.
 
Glândulas axilares, região axilar, cujo produto sofre decomposição exalando cheiro próprio e individual, o qual é mais acentuado em certas raças ou por ocasião da puberdade.
 
Glândulas circumanais, localizadas na cutis que circunda o ânus.
 
Glândulas mamárias ou mamas, foram tratadas em sistema genital feminino.
 
 


  O pele é dividida em 3 camadas: Epiderme, Derme, Hipoderme.

A pele se divide em Fina e Espessa.

 As funções do tegumento nos vertebrados 

O tegumento tem como função a proteção de doenças provenientes do meio externo, e o recebimento de incentivos do ambiente. Veja:

* Agressão e contestação;

* Determinação da identidade sexual, através da coloração.

Especificamente em: 

* Mamíferos e peixes: eliminação de substâncias transformadas em energia.

* Anfíbios: ato de respirar.

* Aves e mamíferos: controlar a temperatura de seu corpo; aglomeração de gordura.

* Mamíferos: controlar a quantidade de sais em seu corpo.

* Anfíbios e aves: órgão viscoso que permite o transporte destas espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário